Pesquisa personalizada

2005/05/29

Melhorando a Performance TCPIP do Windows

Provavelmente não é isto

Se você está lendo este texto, possivelmente não é isso que procura, mas sim como permitir que dez ou mais máquinas se conectem a uma máquina (comum ou servidor, mas de um jeito ou doutro estará atuando como um) compartilhando arquivos. Portanto se você quer saber como aumentar a quantidade de máquinas que podem acesssar uma outra que compartilha arquivos numa rede Windows, provavelmente este outro texto será útil: No more than 10 concurrent connections to a remote computer.

Para Windows Vista 64 ou 32 bits

A maior parte deste artigo não se aplica ao Windows Vista, somente a versões anteriores do Windows, como Windows 2000 ou Windows XP, incluindo SP2.

Se você usa o Windows Vista e deseja hackear seu TCPIP.sys, utilize este artigo: Windows Vista tcpip.sys Connection Limit Patch for Event ID 4226. .

De qualquer forma, dos que testei, para aplicar o patch, o utilitário mais simples de usar e mais seguro, também, é: Windows Half-open limit fix (patch) - Recomendo-o.

Certo. Agora o que realmente eu escrevi

Se você utiliza ferramentas de segurança, programas peer-to-peer (Kazaa, eMule, Sharezaa, Limewire), gerenciadores de download, servidores de jogos ou simplesmente navega pela Internet com dezenas de janelas abertas (eu faço!), você pode necessitar de mais performance. E se você utiliza o Windows XP Service Pack 2, então realmente você precisa melhorar a performance do seu OS. Com base em minha própria experiência trarei algumas dicas simples que vocês podem estar implementando.

Antes de outra coisa, quero avisá-los que as alterações que eu aqui indico, podem comprometer seriamente seu sistema operacional. Não há garantia de sucesso e você deve assumir toda e qualquer responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas. Eu sugiro que você não use um sistema de produção, pois como disse antes, podem haver danos.
Bem, após os avisos legais de sempre... bla, bla, bla... vamos ao que interessa: às dicas.

As dicas estão divididas em:

Teste de Desempenho

Faça um teste de desempenho rodando o Absurdu's PortScan - scanner de portas TCP/IP.
Este PortScan pode criar até milhares de threads, cada uma com sua própria conexão, rodando todas simultaneamente. Com ele fica fácil saber se você está tendo um bom desempenho ou não. Se as suas conexões tipo half estiverem severamente limitadas (é o caso do WinXPSP2) ou se sua configuração TCP/IP estiver inadequada ele terá um desempenho horrível. Neste caso, pode ser necessário sintonizar suas configurações TCP/IP e/ou aplicar patcher no TCPIP.SYS, rebootar a máquina e em seguida rodá-lo novamente para testar a performance.

Antes de rodar o PortScan será necessário configurá-lo. Eu sugiro que use os seguintes valores: Threads=70 e TimeOut=1000. Esses valores são para teste com banda larga, a partir de 256Kbs. Se você utiliza conexão discada de 56Kbs ou menos, esses valores possivelmente não serão adequados. Neste caso, sugiro que você experimente valores menores e compare seu desempenho com o de outros usuários. Se você descobrir os valores ideiais para sua conexão, nos ajude postando um comentário neste artigo com a configuração que usou.


O Absurdu's PortScan é bem simples. Ele escaneia todos os hosts subsequentes a partir do IP inicial até ser interrompido. Na atual versão este port scanner só escaneia uma única porta por host. Eu sugiro que escaneie em busca por uma das seguintes portas:

  • 21 - FTP
  • 25 - SMTP
  • 80 - HTTP
  • 110 - POP3
  • 138 - Netbios
  • 443 - HTTP SSL
  • 1443 - MS SQL Server
  • 3050 - Interbase \ Firebird

Rode o PortScan e verifique quantas conexões ele está fazendo por segundo, ele exibe o número de conexões por segundo na barra de status .
Compare o seu desempenho com o desta tabela.
Veja que o fator que mais determina a velocidade é a otimização do TCPIP, assunto do qual tratamos aqui. Repare também que servidores Windows normalmente não tem restrição quanto ao número de conexões TCP tipo half. Isto faz sentido, pois os servidores necessitam de desempenho superior e geralmente são administrados por técnicos especificos - o que evita a contaminação do servidor e alastramento de vírus para a rede, ou ao menos, diminui.

Caso o desempenho do PortScan fique menor que 10 conexões por segundo e você use banda larga, sua máquina possivelmente está com a limitação do número de conexões TCP tipo half e você precisa rodar o patch. Caso você já tenha aplicado o patch (e reiniciado o computador, claro) e o problema continua, leia a seção "Otimizando o TCP do Windows" e "MODEM ADSL: Modo Router x Bridge".
Faça então as alterações e (após rebootar a máquina, claro) rode novamente o PortScan. Compare então o desempenho com o anterior às alterações. Se tudo ocorreu bem, você perceberá uma grande melhora.

Se o que foi sugerido acima não funcionar, leia aqui o restante deste artigo.

Este artigo foi escrito com a gentil e paciente colaboração de Daniel Alejandro Salinas.
Valeu Daniel!

Labels:

2005/05/14

O'Reilly: Uma centena de livros técnicos grátis

Esta madrugada estava fazendo uma pesquisa na Internet, quando me deparei com um livro inteiro, sobre servlets, da O'Reilly, publicado em um site ucraniano. Para minha surpresa havia quase uma centena de outros títulos no mesmo site. Os livros estão todos publicados de forma integral e aparentemente de graça! Sim, aparentemente todos estão gratuitos. O endereço é este: http://www.unix.org.ua/orelly/.
Lá você encontra os seguintes livros:

Observe que eu desconheço a legalidade ou ilegalidade da publicação desses livros. Também, não sei se a O'Reilly autorizou a publicação. Para maiores informações consulte a O'Reilly ou responsável pelo site que publicou os livros.

Faço observar que eu, ou este website, não tem qualquer vínculo com a O'Reilly, nem com o site que publicou os livros mencionados acima.

Para adquirir qualquer um dos livros acima em mídia impressa, utilize o serviço do Submarino. No Submarino você paga em até 3x sem juros no cartão. Compre pelo Submarino e não preocupe com a importação do livro.
Clique aqui e veja todos os livros disponíveis no Submarino da O'Reilly.

Boa leitura!
8<)

Labels: ,

2005/05/04

Ninjai - Episódios 11 e 12 disponíveis!

Você já conhece as aventuras de Ninjai? Ouviu falar do ninja mais jovem do mundo? O mais destemido? O mais nobre? Não?!
Ninjai é uma criança ninja muito valente. Ele anda só na busca de sua saga; Sabe resolver seus problemas e se afastar de más companhias; É justo, ingênuo e obscuro; Enfrenta ninjas e outros assassinos; Também tem um amigo muito especial.
Se você gosta de filmes com boa trilha sonora, cenários e gráficos de encher os olhos, ação, violência, sangue e desenho animado, não perca Ninjai. Gostou de Kill Bill? E Hero!? Assista Ninjai!
Se você já conhece e não aguentava mais esperar por novos capítulos, boa notícia: sairam os capítulos 11 e 12. Acesse o site do Ninjai e assista agora mesmo.
Ninjai - O Pequeno Ninja - é a prova do que se pode alcançar com muito talento e o correto uso de uma ferramenta gráfica. No caso, 100% ShockWave! Belos gráficos e boa animação. A Gang do Ninjai está de parabéns.
Se você assistiu e gostou de Ninjai e busca por outros filmes, desenhos e curtas semelhantes, visite a AtomFilms. Lá você encontrará centenas de outras séries e curtas. Nem sempre a qualidade é boa como a do Ninjai, mas vale a diversão. Com certeza você gostará de alguma coisa, e o melhor: é tudo de graça! Você pode assistir quantos filmes quiser e não paga nada por isso. Há diversas categorias, entre as quais: animação, comédia, horror, aventura, ação, drama, música.