Pesquisa personalizada

2009/01/27

Lixo: Kubuntu Intrepid 8.10 e KDE 4

Até o presente momento, apesar de diversos problemas, tenho optado por usar KDE por causa de sua interface rica (agradável, amigável e para noobs vindos do Windows como eu) e da biblioteca QT. De todas as distribuições que testei ao longo de quase nove anos, período que trabalho com Linux, a que mais me agradou foi a Ubuntu; razão do que, por gostar do KDE, optei por usar sua variante Kubuntu.

Uso o Kubuntu com meu notebook HP Pavilion zv6000. No início tive muitoooosssss problemas para deixar tudo funcionando, mas após a versão 6 do Ubuntu e a melhora do suporte da ATI ao Linux, as coisas melhoraram bastante. Chegou ao ponto de conseguir deixar tudo funcionando 100% (exceto IR).

Sempre tive resistência às mudanças de versões, pois, prefiro perder meu tempo com outras coisas que ficar me extressando com os problemas advindos dos upgrades de distribuições. No entanto, um dito conhecedor e colaborador do Linux, com o qual trabalhei no MAPA (Min. Agricultura aqui do Brasil), me conveceu de que era muito seguro os upgrades do Ubuntu e que não teria problemas ao fazê-lo - sempre, enfatizando a estabilidade e conservadorismo do Debian; base do Ubuntu. Desde então (creio que a versão do Kubuntu 6), tenho feito os upgrades regularmente.

A última versão do Kubuntu que instalei, foi a 8.10, AKA: Intrepid. Nessa versão pude ter a péssima experiência de usar o KDE 4.1.X e 4.2. Que porcaria! Lixo! Desgraça! So aborrecimentos, como:

  • Short cuts globais com diversos problemas ao ponto de não funcionar na prática... além de redesignação de inumeras shortcuts que já estavam estabelecidas anteriormente. E se tentasse redesigná-las, 99.9% das vezes não funcionava...
  • Redesign de todo o desktop ao ponto de eu ficar totalmente perdido e sem saber onde fica e como usa um zilhão de coisas - até me fez lembrar a transição Windows XP para Windows Vista, mas acredite: a transição KDE 3 para KDE 4 é muito pior!
  • A consagração do Dolphin (que lástima) como gerenciador de arquivos em detrenimento do (bom) Konqueror
  • A constante impressão de que todo mudou, que você não sabe de mais nada, que era melhor nem ter feito o upgrade e que tudo ficou pior do que era e a questão que se repete em mente: Por que fizeram isso?!
  • Detonaram com o Adept ao ponto de ficar quase imprestável.
A única coisa que funcionou bem no Kubuntu Intrepid para minha surpresa foi o KDENetworkManager o WiFi do meu notebook. Funcionou de primeira e como nunca antes aconteceu! Fora isso, um completo lixo, perda de tempo e desempenho!

Sim, meu notebook é velho pra caramba! Com o KDE 4 ficou tudo mais lento e consideravelmente irritante para um desenvolvedor impaciente como eu.

Downgrade, não, Reinstalação mesmo

Após usar a cada do KDE 4 por uns três meses e tentar me enteder com ele, hoje, finalmente, resolvi reinstalar por completo o bom e nem tão velho Kubuntu Hardy 8.04! Ah, que alívio! Mas como nem tudo eram flores, e realmente fiz uma reinstalação do zero, tive que resolver os antigos problemas. Por sorte, alguns deles, cheguei a registrar aqui no blog, mas outros, eram novos.

NDISWrapper e Firmware do Wifi do HP Pavilion zv6000

Para quem tem um notebook como o meu ou um chipset WiFi como o Broadcom Corporation BCM4306 802.11b/g Wireless LAN Controller (rev 03) de identificador PCI 14E4:4320 ou compatível, deixo aqui a firmware que consegui fazê-lo funcionar. Faço isso, para mim mesmo já que sou extremamente desorganizado e não é a primeira vez que tenho que sair catando uma porção de drivers e sair testando um-por-um. Download do driver para Windows XP 64 para uso com Ubuntu de 64 bits (e variantes).

Por algum motivo o KDENetworkManager não funciona adequadamente no Hardy. Por isso, pode ser que você tenha problemas com os programas que fazem uso do NetworkManager, incluindo o Konquero e Firefox.

Firefox

Por falar em Firefox, já estou usando o Firefox 64 bits com o respectivo plugin do Flash. A versão do Firefox 3.0.X para 32 bits não está estável no Hardy 64 bits. Mas a versão 64 bits do Firefox está funcionando plenamente, inclusive, com a instalação padrão realizada no repositório do Ubuntu. Recomendo também a instalação do pacote ubufox. A instalação do plugin Flash já pode ser feita diretamente pelo próprio Firefox, coisa que antes não acontecia na versão 64 bits.

Dessa vez foi mais simples resolver os problemas de acentuação do C-Cedilha. Isso, tanto do KDE, quanto da GTK. De qualque forma, ainda assim foi útil o post Ć (C Acentuado) vs. Ç (C Cedilha) no Firefox32 rodando num AMD64 com Kubuntu 64 Bits.

Por causa do NetworkManager eu tive um problema com o Firefox. Ele sempre iniciava em modo "off-line". Por isso, após pesquisar, descobri que esse era um problema específico do Firefox 3.0.5 com o Hardy (ao menos foi o que li/entendi) conforme reportado no Bug #232243 do Ubuntu. De nada adianta desabilitar o item de menu "Work Offline", pois ao reiniciar o Firefox, novamente este se encontraria em modo offline. Como eficiente paliativo (workarround), nas configurações do Firefox (na barra de endereços digite: about:config), procure por toolkit.networkmanager.disable e atribua-o o valor true para desabilitar o gerenciador de rede e acabar com o problema para o Firefox.

Outra novidade é que já é possível rodar o plugin 64 bits com a JVM da SUN no Firefox 64 bit. Para mais informações, vide: 64 bit Sun Java Browser Plugin.

Até o presente momento, de forma geral, o Firefox 64 Bit está se comportado muito bem e com todos os recursos; sinal de amadurecimento da plataforma 64 bit que até pouco tempo atrás colecionava inúmeros programas dependentes de execução em modo 32 bit.

Labels: ,