Pesquisa personalizada

2009/07/07

Procuro trabalho com boa remuneração

Em abril de 2008 saí da B2Br depois de passar um ano mantendo o sistema do "PAC Emergencial" - o predecessor do sistema definitivo que foi desenvolvido pelo SERPRO. É engraçado que quando dizia que por meus códigos passaram mais de 30 bilhões de reais, muitos achavam exagero. De fato, não é. Pois inicialmente o orçamento do PAC era de mais de 500 bilhões para quatro anos. Dessa forma, deduz-se que no primeiro ano somente gastou-se 24% do valor esperado de 125 bi para o ano. O curioso é que depois de falar tanto em bilhões de reais, cá estou eu individado, cabisbaixo, puto da vida e sem moral algum.

Após largar o trampo na B2Br, investi, novamente, em meus próprios projetos. A idéia era desenvolver meu lado de hobbysta eletrônico e torná-lo lucrativo a ponto de suplantar o Marcio Desenvolvedor de Software, O Programador! A razão disso, era querer ganhar dinheiro e pensava que como programador, por gostar muito, muito, muito, muito mesmo, do que faço, jamais pensaria na coisa como um ofício de onde deve vir meu ganha pão (e minha aposentadoria). Não que não tenha trabalhado por dinheiro toda a minha vida como programador, mas me contentava com pouco dinheiro e muito trabalho difícil. Na verdade, quanto mais difícil, se possível único e sobre-humano, melhor. É como um brinquedo: meu brinquedo é programar. Adoro programar!!! Minha própria filha de apenas sete anos de idade me diz que devo pegar trabalhos que paguem mais e que sejam mais fáceis - além de dizer que devo "trocar de empresário", em referência a meu atual sócio (é um par, na verdade).

Bem, trabalhei muito em um ano e adquiri mais experiência com sistemas de rastreamento baseados em GPS e GSM/GPRS, além de outras parafernálias eletrônicas. Para cada mês deste último ano, envelheci outros cinco. Adquiri mais responsabilidades e tive a proesa de dobrar minha dívida com bancos - que agora já passa dos seis digitos. No momento, meu escritório mais parece uma loja de eletrônica cujos proprietários surtaram, pois está tudo bagunçado, um monte de coisas a serem vendidas ou destinadas a projetos que nunca se concretizam, muitas idéias, muitas pendências, muito trabalho, pouco dinheiro, pouco tempo, pouca alegria no labor.

No momento, sou obrigado a deixar os atuais projetos e minha participação na Trilha21 de lado e paralelamente assumir um outro trabalho que se torne minha principal fonte de renda, visto que o "entusiasmo" de meus "anjos" se esgotou. A verdade é que há um mês mando currículos diariamente e arrisco a dizer que estou com uma média diária de uns 10 currículos enviados. Mas, meu perfil pouco me ajuda... tenho dois cursos incompletos de graduação e meu inglês é fraco! Tão fraco que já coleciono diversos micos que passei em entrevistas por telefone/voip ou conversas com fornecedores dos quatro cantos do mundo. Mencionado isso, me fez lembrar uma boa oportunidade que me foi trazida por um headhunter para trabalhar na Unisys como evangelizador, o cara teve duas conversas comigo no telefone (e nem sei porque ou como consegui chegar até a segunda), em inglês, claro, e no meio da conversa, só compreendi, algo do tipo:
- Desculpe, mas não temos como levar isso adiante, pois para o cargo que pretendia para você, o mínimo que esperava era que tivesse inglês fluente e com boa capacidade de argumentação, pois deveria conversar com CEOs, representantes de governo e equipe técnica de modo a convencê-los de que a solução da Unysis é a melhor.
O trampo era para viajar o mundo todo e ganhar um bom punhado de tostão...

Agora, sem inglês que valha a pena ser falado, sem graduação, sem pós-graduação, sem moral e depois de ter queimado meu filme trabalhando em todas as grandes empresas de TI de BSB e ter saído/voltado delas um par de vezes, tô eu de novo tentando algum trampo, que pague até menos do que ganhava há um ano atrás quando saí do projeto do PAC. Se alguém souber de algo, me avisa, por favor!

Onde Postar seu CV e Onde Encontrar Vagas de TI

Para o caso de alguém mais passar por esta triste situação de procurar emprego e ficar no cabide esperando uma contratação, abaixo deixo algumas dicas de onde postar currículo e encontrar vagas de TI online.

Bancos de Currículos e Quadros de Vagas

Boletins, Foruns, Grupos e Comunidades

Esqueça o Tweeter, ninguém (sim, sei que tem muita gente que leva) leva realmente a sério aquilo.

  • DFJUG
    Grupo de Usuários Java do Distrito Federal com boletins periódicos contendo vagas geralmente relacionadas à Java

Empresas com Vagas em TI

A lista que reuní abaixo é de empresas com atuação direta ou indireta no Distrito Federal aqui do Brasil que atuam no mercado de TI ou oferecem vagas para o setor.

Governo, PNUD, Editais e Licitações Simplificadas

Frequentemente o governo ou entidades relacionadas contratam diretamente profissionais usando licitações simplificadas para projetos específicos. Para quem nunca passou pelo processo, funciona como um processo seletivo normal e o melhor (ao menos deveria) selecionado.

As entidades abaixo costumam publicar com certa constância vagas para seus projetos.

Mineirando Oportunidades no Google

No Google, procure por expressões, como:

Outras Dicas

Em todos os sites que tiver cadastrado seu currículo, procure atualizá-lo com frequência, mesmo que não mude nada e só coloque um ponto ou traço a mais. Isso é para forçá-lo a aparecer primeiro nas buscas dos sites onde a classificação inicia-se pelo atualizado mais recentemente. Quando for alterá-lo, aproveite para reler tudo e verificar se há erros de ortografia e se seu currículo está bom o suficiente. Aproveite para aperfeiçoá-lo.

Boa sorte!!