Pesquisa personalizada

2004/11/09

Não tem IP Fixo? Use seu IP dinâmico.

Quer montar um servidor web ou ftp em sua casa, mas não tem IP fixo? Sem problemas. Você pode usar um dos vários serviços de resolução dns para IP dinâmico que existe na Internet. Eu uso o No-Ip há mais de um ano. Até hoje não tive do que reclamar. É um bom serviço e o melhor, é de graça! Sim, você não paga nadinha para usar o serviço e você pode registrar quantos dns quiser.

Criando um Host Name no No-IP

Funciona assim:
  • você entra no site e faz seu cadastro. Veja exemplo abaixo:
  • certifique-se de escolher a opção DNS Host (A).
  • escolha o nome do host que vai querer, este será o nome pelo qual sua máquina será identificada na Internet. Por exemplo, se eu quisesse um nome como: jpereira.myftp.org. Sendo que jpereira é um nome qualquer que criei, enquanto myftp.org eu escolhi da lista de domínios que o No-ip oferece. Você pode criar quantos nomes de host quiser.
  • em seguida clique no botão . Após isso você tera criado seu nome de domínio.
  • agora é necessário instalar o software em seu computador que irá atualizar seu IP no servidor de dns do NO-IP, ou seja, todas as vezes que lher for atribuído um novo IP (pelo seu provedor de Internet, possivelmente) o software notificará o servidor DNS do NO-IP. Faça o download aqui do programa e em seguida instale-o em seu computador.
  • após a instalação, qualquer pessoa poderá acessar seu servidor http ou ftp por meio do seu nome de host. Por exemplo, http://jpereira.myftp.org ou ftp://jpereira.myftp.org.

Portas de http e ftp bloqueadas

A maioria dos provedores de banda larga no Brasil, optam por limitar o acesso as portas mais comuns, como a 80 - utilizada geralmente pelo servidor http - e a 21 - utilizada pelo servidor ftp. Por isso, talvez você não conseguirá acessar seu servidor http/ftp.

Uma das formas de contornar este problema é simplesmente usando outra porta para o servidor http/ftp. Por exemplo, utilize 1080 ou 8080 ou 10021. Possivelmente, qualquer porta acima de 1023 funcionará.

Após ter atribuído outra porta para seu servidor http/ftp. Você deverá informá-la Eu utilizo a porta 1022 para meu servidor http, portanto se você quisesse acessá-lo você deve usar este endereço: http://www.marciowb.myftp.org:1022/, ou seja, a porta deve ser especificada logo em seguida ao seu nome de domínio.

Se você quiser instalar um servidor FTP em sua casa eu sugiro que use o BlackMoon FTP Server Free Edition, ele é gratuito e é muito bom. Tem vários recursos, inclusive você pode criar scripts em VBScript para serem executados em seu servidor FTP. Se você for usá-lo com ip dinâmico e você quiser usar o FTP passivo, eu sugiro que você informe para o BlackMoon o nome de host do seu computador. Para fazer isso, acesse o menu Setup\Server Options\Defaults, habilite então a caixa de checagem "Use Passive Host/IP" e informe no campo correspondente o endereço do seu host. Eu sugiro que você crie um segundo endereço de host no No-IP e use-o aqui ao invés do primeiro endereço que criou, pois assim você evitará conflitos com a solução que segue "Resolvendo o endereço de host para loopback". Veja o exemplo abaixo:

Resolvendo o endereço de host para loopback

Dito e feito tudo isto, se você tentar acessar seu servidor http/ftp de sua própria máquina servidora usando o endereço que você criou no No-IP você verificará que não funciona. Por que? Porque este endereço é resolvido para seu IP externo, aquele que lhe é atribuído pelo seu provedor de banda larga. Seria necessário que o IP fosse um interno da sua lan, note que esta limitação é para sua própria segurança já que se um IP externo fizesse parte de sua rede, isto o comprometeria gravemente.

Para contornar este problema, você pode editar seu arquivo de hosts e mapear o endereço que criou no No-IP para o endereço de loopback, ou seja, o IP 127.0.0.1 que sempre aponta para sua própria máquina. Este arquivo está localizado dentro do subdiretório drivers\etc do seu diretório de sistema. Por exemplo, como meu sistema operacional é um XP Português Brasileiro, o arquivo de hosts está em c:\windows\system32\drivers\etc\hosts. Abra este arquivo e adicione o mapeamento conforme o exemplo abaixo, substituindo obviamente, o endereço do host que está no exemplo pelo seu próprio endereço de host (o que você criou no No-IP):

Feito isso, você conseguirá acessar seu servidor internamente usando o endereço de host que criou no No-IP. Simples não?

Labels:

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito bom !
Funciona perfeitamente !
Eu estava tentando colocar um servidor de TeamSpeak pra funcionar, mas toda hora que reconectava a minha internet eu tinha que reenviar o ip pros meus amigos poderem conectar ...
Mas agora com um host esse problema está resolvido ...
Muito obrigado pela ajuda ...

15 August, 2008 13:17  

Post a Comment

<< Home