Pesquisa personalizada

2009/03/06

Instalando permanentemente um GPS Bluetooth no carro

Uso muito GPSs em meus testes de desenvolvimento e por isso os tenho por perto para essas horas programadas, mas já não os uso tanto para me localizar, pois aqui no Plano Piloto de Brasília, tudo é de fácil localização. Por isso, não é a todo momento que eu preciso de auxílio de algum sistema de navegação por GPS, mas quando se precisa, muitas vezes não tenho o GPS em mão, naquela hora, naquele momento - mesmo tendo à disposição uma dezena de diferentes modelos... Uma coisa que eu sempre ando, é com meus celulares: Nokia N80 e HTC Touch P3451 (Windows Mobile 6), mas eles não tem GPS interno e por isso, preciso de um GPS Bluetooth para usar com estes celulares. Poderia usar o sistema do Google Maps das células da rede GSM, mas a margem de erro frequentemente é maior que 900 metros e isso nem sempre é tolerável. Também poderia deixar meu GPS Garmin 60CSX no carro ou usar um navegador veicular, mas sempre corro o risco de deixá-los no carro e quando voltar ao veículo, vê-lo arrombado e sem o GPS...

Para quem não sabe, desde outubro de 2005, tenho trabalhando intensivamente com projetos relacionados a GIS e GPS. Além disso, tenho vendido GPS e componentes eletrônicos. Devido às vendas, já faz tempo que acumulei alguns produtos defeituosos por aqui, principalmente GPS Bluetooth.

PCI do GPS

Testando alguns dos GPS Bluetooth que foram devolvidos pelos clientes e que acumulo por aqui, verifiquei alguns casos onde o GPS Bluetooth funcionava somente quando estava sendo alimentado externamente - nesse caso, constatei que o problema era no minúsculo CI MAX1555 que faz a carga da bateria de íons de lítio e ainda cuida de alimentar o resto do circuito. Resolvi, então, usar um deles no carro, mas não de forma temporária, e, sim, permanente.

Instalação Fixa do GPS Bluetooth

A idéia é bem simples: utilizo o próprio adaptador veicular que veio com o GPS para alimentá-lo, mas ao invés de ligar no socket (antigo acendedor de cigarros) do alimentador do veículo, ligo o alimentador do GPS à bateria do carro. Fiz isso de modo que somente quando a ignição do veículo estiver acionada é que o GPS é alimentado. Para essa ligação, utilizei o próprio chicote de som do veículo, visto que o chicote já estava lá com tudo pronto e era só conectar os fios nele, sem necessidade de mexer em qualquer outra coisa no resto da parte elétrica do veículo.

Instalação do Alimentador Veicular

Tive que fazer uma pequena adaptação no GPS Bluetooth para que ele fosse ligado automaticamente assim que fosse alimentado (ignição ativada), mas foi bem simples, só tive que fazer uma ponte no switch de on/off do GPS. Para uma melhor segurança, mas ainda assim possibilitando a recepção, o coloquei sob o painel do veículo de modo que ficasse logo abaixo da parte plástica do painel (parte mais fina onde não há nenhum outro obstáculo acima do GPS exceto o próprio painel).

Ponte Necessária para Ligar Automaticamente o GPS

Testado tudo, funcionou direitinho. O GPS fica totalmente escondido e agora não tenho mais que me preocupar em levar/tirar o GPS para o carro. Além de dar uso para um GPS que ficaria encostado, sem serventia alguma, tido como prejuízo, fiquei feliz por ter um GPS Bluetooth lá no veículo para quando eu precisar.

Holux M-1000C

Holux M-1000C

E por falar em GPS Bluetooth, se você procura o melhor GPS Bluetooth que há, por um preço bem camarada, com nota fiscal, garantia, tudo certinho, dê uma olhada no Holux M-1000C.

O Holux M-1000 tem características inigualáveis no que tange a sua sensibilidade, precisão e principalmente o cold start - é ultra-rápido. Ele também é um datalogger e grava até 200 mil pontos e sua bateria é recarregável, compatível com a de vários celulares da Nokia e de longa duração. Ele acompanha o software ezTour para Geotag de fotos e download do tracklog.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home