Pesquisa personalizada

2010/03/03

Meu Desejo: Monitoramento Cardíaco com o Nokia Sports Tracker

Introdução - O Início da Coisa (causa)

De tempos-em-tempos resolvo tomar atitude, ainda que temporariamente, e realizar exercícios físicos.

Não tenho problemas cardíacos e confirmei isso em recente bateria de exames. Já meu pai, teve muito problema com o coração, junto a muitas outras complicações de saúde. Como não sou tão jovem e sou sedentário, é prudente acompanhar meu desempenho cardíaco nos momentos de esforços físicos - coisa rara até meses atrás, momento em que percebi minha esposa participar de corridas de rua e concluí ser desejável acopanhá-la.

Há alguns anos atrás eu comprei um relógio com função de monitor cardíaco da Timex. Pouco usei e acabei por perder a cinta com o transmissor e isto ficou perdido até mês passado - de tão bem guardada, não me lembrava onde a havia deixado - por puro desuso. Já o relógio, esse ficava guardado na gaveta e todas as manhãs tocava o alarme às 07h00, mas não chegava a despertar ninguém, haja visto que ficava guardado no escritório. Quando a bateria acabava, eu a substituia, mesmo sem usá-lo, pois sempre me vinha a mente a cinta de monitoramento que havia perdido. E quando pensava em fazer exercício físico, novamente, me lembrava da cinta que devia estar guardada em algum lugar.

Recentemente, após recomeçar a realizar alguma atividade física com maior frequência, a necessidade de acompanhar meu desempenho, aumentou. Minha esposa que já praticava atividade física há mais tempo, acabou por decidir-se adquirir, para seu próprio uso, o relógio de monitoramento cardíaco da Polar - que pretenciosamente a Polar chama de "computador de treino" - de modelo RS300X G1. Fiquei intrigado com esse monitor da Polar, pois, apesar do preço salgado, não fazia muita coisa; o GPS que o acompanhava apenas servia para cálculo de velocidade e distância percorrida e nada mais fazia - se quer gravava o trajeto.

Desde o ano de 2008, quando ainda usava um Nokia N80, já conhecia o Nokia Sports Tracker e nos testes que havia realizado, o tinha considerado um brinquedo interessante e que se desenvolvido, poderia vir a ter utilidade. Três meses atrás, já retomado meu interesse em exercícios e acompanhar meu progresso, pesquisei e instalei a versão 1.83 do Nokia Sports Tracker para o Nokia 5800 XM. Fiquei gratamente surpreendido por ele estar com suporte a monitor cardíaco, ainda que proprietário. Ele requer um hardware que é fabricado pela Polar; no presente momento só é vendido conjuntamente ao smartphone Nokia N79 Active - e com mais nenhum outro produto e nem avulso como um acessório separado. Alguns dizem que esse hardware é na verdade o Polar Wearlink Bluetooth e que este é vendido unicamente em regime de OEM pela Polar; alguns outros chegaram a dizer que conseguiram comprar uma unidade de algum site que não vende mais; e o certo, é que isto ainda não é vendido pela Nokia e nem pela Polar para o cliente final. Se quiser ver a resposta ridícula que obtive da Nokia Brasil quando a questionei sobre se e quando o Nokia N79 Active seria vendido no Brasil ou se eles chegariam a comercializar a cinta de monitoramento compatível com o Nokia Sports Tracker (de agora em diante o chamarei de NST), leia o artigo Nokia N79 Active: Carta aberta para Nokia. Pesquisei soluções comerciais alternativas ao N79 e não encontrei nada satisfatório.

Cheguei a conclusão que seria muito legal ter um único eletrônico cumprindo a tarefa de vários outros, ou seja, falo de um smartphone que tivesse GPS, tocasse MP3, rodasse aplicações para acompanhamento de atividades fisícas, mostrasse mapinhas, armazenasse as informações para relatórios posteriores e extrações de dados, além de realizar o monitoramento cardíaco e permitisse o uso de serviços utilitários via web. Dito isto, o Nokia N79 Active ou qualquer solução semelhante, cai como uma luva. Consegui convencer minha esposa a vender o Polar RS300X G1 (e a $%$!#ria do Polar Flowlink) para comprar um N79 Active que encontrei a venda no ebay. História a parte, foi difícil encontrar um N79 Active para comprar. Só havia um único a venda em todo o ebay e até onde pesquisei na época, o N79 Active só era vendido em quatro países. Até hoje, passado mais de um mês, não recebemos o produto que compramos pelo ebay de um vendedor australiano que afirmou tê-lo ganhado num concurso por lá e, segundo ele, nunca chegou a ter usado o celular. Como disse, ainda estamos com esperanças desse equipamento chegar por aqui, apesar do vendedor não nos ter informado o código de postagem e ao contrário, ainda ter solicitado que nós enviássemos mais dinheiro, pois, segundo ele, o frete que o ebay calculou foi metade do valor que ele pagou para enviar o celular, lá da Austrália, para cá, Brasil. Ainda não consegui colocar minhas mãos nesse celular e o aguardo anciosamente para ver se foi bom negócio - e espero que seja, haja visto que minha esposa estava satisfeita com a solução da Polar, ainda que tivesse que carregar, ipod, celular, fones de ouvido com fio, G1 preso ao braço, relógio RS300X e cinta de monitoramento cardíaco.

Eu, sem perspectivas de encontrar minha cinta de monitoramento do meu Timex e ainda muito frustrado com a resposta da Nokia, sendo que queria mesmo era usar o Nokia Sports Tracker para o meu monitoramento cardíaco e evolução física, comecei a pesquisar soluções alternativas ao N79 Active. Isto começou após eu escrever o artigo Nokia N79 Active: Carta aberta para Nokia. Neste ponto, começa, o que acredito ser, uma série de novos artigos, onde descreverei minha busca e a solução que desenvolvi como resultado do meu desejo em monitorar minha atividade física com o auxílio de GPS (pode ser do próprio celular) e de um monitor cardíaco, preferencialmente, acoplados (entenda acoplado com algo que pode ser wireless...) a um smartphone.

Sobre o Projeto Gym4Us

Tentarei postar - e se necessário for, atualizar este artigo - conforme for escrevendo. Sendo assim, peço um pouco de paciência daqueles que porventura estiverem interessados em minhas desaventuras e dou minha palavra que publicarei tudo até o fim com a solução final e funcionando no Nokia 5800 Xpress Music com o Nokia Sports Tracker v.2.06 e alguma cinta de monitoramento cardíaco, como a Polar T31 que é a que estou utilizando. Para quem não aguentar esperar, podem ver alguma coisa, em:

Adianto que diversas melhorias já estão programadas, incluindo modificação no tamanho do circuito, substituição do módulo de alimentação e do microcontrolador, além de um sistema que elimine a fiação externa. Também é possível integrar novos sensores e equipamentos, incluindo: sensores de temperatura, umidade, radiação solar, poluição atmosférica, giro de roda da bike, display para bike etc.

O uso do Gym4Us não está restrito ao Nokia Sports Tracker e facilmente pode-se usá-lo com outras soluções atuais e futuras. Desenvolvi aplicação J2ME que possibilita seu uso em qualquer celular com interpretador Java (J2ME) com suporte a API JSR-82 para uso do Bluetooth.

Detectando o Batimento do Coração

Na busca de uma solução, tive antes que entender o funcionamento de uma série de coisas, inclusive como funcionam as cintas de monitoramento cardíaco, seus sistemas de captação, amplificação, filtragem, detecção, codificação e transmissão. Além disso, também estudei um pouco sobre o ECG e as diferentes maneiras de se perceber o batimento do coração. Não sou médico, nem engenheiro, nem cientista; sou um mero programador que gosta de xeretar, portanto, de antemão, peço desculpas pelas tolices que falei e falarei até o fim deste artigo e de futuros artigos correlatos. A seguir, irei expor o que entendi e como isso me direcionou ao longo da pesquisa e desenvolvimento da solução final. Somente ao fim de todos os artigos irei compilar e acrescentar as informações necessárias para se compor o projeto em si, de forma simples, direta e técnica do ponto de vista do hardware e software; antes disso, haverá muito blah-blah-blahh de minha parte.

Nota: estou realizando novos posts em continuação a este artigo. Acompanhe no blog marciowb @ blog a tag Gym4Us.

Labels: , , , , ,

4 Comments:

Blogger paulo said...

Márcio, lí os seus dois artigos nos quais vc cita a cinta Polar Wearlink Bluetooth, pois fiquei interessado em adquiri-la. Gostaria de se possível ajudá-lo na solução desse problema. Sou um colega seu de trabaho,analista de sistemas. Adianto que não manjo nada de circuitos. Achei a cinta no mercadolivre por 585,00. Muito cara. Abraços

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107058398-cinta-cardiaca-polar-wearlink-bluetooth-nokia-n79-n95-n97-_JM

04 March, 2010 16:15  
Blogger Tim said...

Márcio, torço pelo seu projeto. Parabéns. Um monitor cardíaco por bluetooth tem inúmeras aplicações, não sei como nenhum grande fabricante ainda se interessou pelo negócio.

06 March, 2010 17:38  
Blogger R.M. said...

Olá Marcos. Assim como vc, há algum tempo tb tenho interesse nesta cinta (foi assim que cheguei até seu blog) e hj encontrei algo que talvez possa nos ajudar. Descobri o fabricante chines KYTO ELETRONICS que fabrica uma cinta bluetooth. Não está claro se ela funciona ou não com o NST. Vou enviar um email buscando esclarecer estas dúvidas entre outras... caso queira entrar em contato com o fabricante tb, segue o link: http://www.aliexpress.com/product-gs/281298223-1pcs-bluetooth-heart-rate-belt-1pcs-USB-pedometer-wholesalers.html

02 July, 2010 02:45  
Blogger picmda said...

Ola, Marcio, tambem sou Programalista, como você, li seu relato de Julho de 2009, e espero que voce já esteja recolocado no mercado, me identifiquei muito com seu perfil, parece ate que me vi num espelho, pois tambem tenho muito projetos inacabados, ou so começados, e não finalizados, muito pouco tempo, ganho pouco, e so me aparece progetos dificeis, sem pespectiva de subir na empresa etc...

mas pelo menos ainda continuo empregado, espero que seu progeto do monitor cardiaco vá em frente.

[]'

Mauro de Amorim
mda@frg.com.br

23 September, 2010 14:11  

Post a Comment

<< Home