Pesquisa personalizada

2004/11/19

Ultrapassando o limite de 10 conexões TCP/IP do Windows XP sp2

Provavelmente não é isto

Se você está lendo este texto, possivelmente não é isso que procura, mas sim como permitir que dez ou mais máquinas se conectem a uma máquina (comum ou servidor, mas de um jeito ou doutro estará atuando como um) compartilhando arquivos. Portanto se você quer saber como aumentar a quantidade de máquinas que podem acesssar uma outra que compartilha arquivos numa rede Windows, provavelmente este outro texto será útil: No more than 10 concurrent connections to a remote computer.

Para Windows Vista 64 ou 32 bits

A maior parte deste artigo não se aplica ao Windows Vista, somente a versões anteriores do Windows, como Windows 2000 ou Windows XP, incluindo SP2.

Se você usa o Windows Vista e deseja hackear seu TCPIP.sys, utilize este artigo: 64-bit (x64) Windows Vista SP1 (6001.1800) tcpip.sys Auto Patcher to Fix Event ID 4226 and Unlock Increase Maximum Connections Allowed. De qualquer forma, posso falar que o ganho de desempenho é ridículo. Por exemplo, usando o Absurdu's Port Scan, o desempenho antes do patch era de 0,5 conexões por segundo e após o patch do TCPIP.sys, passou a ser de 2,9 conexões por segundo... Em resumo: se quer desempenho TCP, use o Windows 2000 ou Linux!

Ok. Agora, sim

Hoje me deparei com um problema, o Blogger, serviço via web gratuito que utilizo para criar estas páginas de blog, está usando muitas atualizações de página enquanto exibe o status de atualização causando um bug, pelo que entendo, no Internet Explorer que retem algumas dessas conexões. Pelo que li no site da Microsoft sobre o Windows XP sp2, este recurso de limitar o número de conexões TCP/IP tipo half, serve para proteger outros computadores ligados a rede, seja local ou via Internet, da propagação de worms. Há um limite de no máximo 10 conexões tipo half , embora este não seja o número total de conexões que podem ser estabelecidas via TCP/IP, pois somente limita as conexões que não foram efetivamente estabelecidas. Aparentemente não há meio de se alterar este limite de conexões, seja via registro (Registry) ou outra forma de configuração. Este limite de conexões ajuda a proteger a rede como um todo, mas também prejudica os softwares que necessitam usar um limite maior. Lentidão, aparente travamento, funcionamento inadequado e outros problemas de comunicação via TCP/IP, são sintomas dessa imposição de limite. Como exemplo de programas que sofrem com esse limite, temos:
  • aceledores de download;
  • eMule, Kazaa, Limewire, Shareaza, eDonkey e outros para compartilhamento de arquivos;
  • Skype e outros para voz-via-ip;
  • servidores de jogos;
  • outros programas do tipo peer-to-peer.

Ao buscar informações acerca desse problema na web, verifiquei a existência de patches para alterar o arquivo de driver de sistema TCPIP.SYS que se localiza dentro do subdiretório de sistema Drivers. Testei um utilitário com esse propósito e vi que funcionou.

Se deseja fazê-lo, faça o seguinte:
  1. Faça aqui o download do software;
  2. Descompacte-o em uma pasta vazia;
  3. Rode o executável. O programa roda em modo console;
  4. Digite C - para alterar o número atual de conexões;
  5. Agora informe a quantidade de conexões do tipo half desejadas. Pode ser qualquer valor entre 10 e 16777214. Escolha 90, por exemplo. Se depois perceber que necessita de um limite maior, você poderá alterá-lo novamente.
  6. Ele irá pedir a confirmação, pressione Y para confirmar;
  7. Possivelmente, uma tela de aviso do Windows XP irá alertá-lo da modificação do arquivo. Você pode ignorá-la.
  8. Reinicie o computador.

Após estes procedimentos você poderá perceber um aumento de desempenho de alguns programas peer-to-peer, especialmente os de compartilhamento de arquivos como o eMule.

Leia também:

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home